CARTA DE LEMBRANÇA PARA MIM PART I: A FACULDADE QUE ESCOLHI

Já se passaram três semanas desde o meu baile de formatura e até agora não tinha parado para escrever nada sobre esse dia, não por não querer, mas sim por ainda não saber ao certo como começar. É engraçado pois depois de exatos 8 meses de me formar em uma Designer de Moda ainda não havia parado para pensar como tudo passou rápido demais e acabei não escrevendo nada sobre o assunto para vocês aqui, na verdade não escrevi nem para mim.
Quando iniciei o curso em 2013 tinha certeza absoluta do que eu queria e de que não seria uma tarefa fácil enfrentar o caminho que um curso referente a uma profissão tão disputada e difícil no mercado de trabalho iria me proporcionar...
Na primeira semana de aula as coisas ainda estavam tudo meio que: desorganizadas eu diria, matérias diferentes, inúmeros conteúdos complicados, mas de fato nenhuma dúvida sobre o que eu realmente queria. Depois de me adaptar a tudo e.. á todos, as coisas começaram a fluir, não digo que da melhor maneira possível, pois só quem já cursou ou cursa algo relacionado á moda, sabe exatamente o esforço que é preciso ser feito para alcançar as melhores notas e seus melhores objetivos!
Tive algumas matérias marcantes, na verdade nunca imaginei que eu tivesse que estudar a moda desde séculos atrás, é ela já existia, surpreendente não? Foi a Elga quem nós contou! Também não imaginei ter que estudar histórias da arte brasileira e também internacional e até mesmo ter que lembrar nomes de alguns quadros mais famosos desse mundo, Sônia achava-os lindos, eu enxergava-os como rabiscos, mas ok.. Além de tudo, eu não sei desenhar, sabia? Sou péssima, eu realmente percebi nas aulas de desenhos de moda, Celina tentou, mas até hoje não aprendi 100%, mas já superei.. Até a língua portuguesa eu tive que reestudar, foi moleza, Mônica era uma ótima contadora de histórias! Não se iludam pensando que não passei pela matemática por algum desses semestres, eu tropecei nela no último, e com ela vinha também planos de negócios, posso garantir ao Alex que não foi fácil ouvir as piadinhas internas dele! Preciso também dizer que apesar das aulas de modelagem terem arrancado o meu fígado e estourado os meus cartões de créditos com tantos materiais caros, Lilian sempre foi uma ótima parceira, até mesmo ignorou o bilhetinho que estava colado nas provas, quando eu e minhas amigas (vocês vão conhece-las) resolvemos compartilhar de informações.
Ahhhh foram tantas as matérias e momentos marcantes com elas!
Olha, todo meu respeito á quem tirava notas boas em TODAS as matérias.

Cada semestre um desafio, trabalhos, trabalhos, trabalhos e ufa.. Trabalhos!  Um atrás do outro, a minha cabeça semanalmente só pensava em tecidos, materiais de desenho, tesoura, fita métrica, manequim, tendências, aeca, horas complementares e enfim.. Eu falei semanalmente? Desculpa, era diariamente.
Me dediquei inteiramente a faculdade, posso confessar que sempre fui uma boa aluna, eu disse boa e não totalmente disciplinada. Mas garanto a vocês, nunca peguei uma PO3 (aquelas provinhas de última chance para você não se dar mal, mesmo sabendo que vai) e também NUNCA peguei uma DP (aquela parcelinha a mais que você paga só porque ficou de recuperação), meus Pais agradecem.
Em dois anos e meio (parece que foram 10) conheci pessoas que posso chama-las de incríveis, todas que passaram por mim marcaram de alguma maneira, uma sala que começou com 120 alunos em 2013 e ao final em 2015 restaram apenas 30! No meio de todo esse tempo, mês a mês alguém ia se despedindo, era sempre uma tristeza ou até mesmo um susto quando alguém desistia, não dava para entender sabe? Ou dava né! Mas claro, acho normal, muito mais do que o normal, você se identificar com algumas pessoas eu diria que mais além. Eu tive essas pessoas, no começo eramos em mais ou menos 8, um número grande, mas sim eramos em 8 meninas totalmente diferentes umas das outras e andando em uma trupe que de fato só dava trabalho.. Mas como já foi dito, alguém sempre se despedia e tivemos que dar adeus a companhia de 2, quando as mesmas resolveram engravidar na mesma época. Bom agora sim, o meu número correto entra nessa história, 6, um número bom né? Eu sempre achei, tive mais certeza ainda depois de conhecer cada uma dessas 6 mais além. Meu número da sorte dentro da faculdade começou a ser 6! Hoje em dia 6 é o nome do nosso grupo do whatsapp, acredito que ele vá existir até quando o aplicativo estiver ativo e disponível para download. Somos diferentes, em tudo, por completas e acho que foi exatamente que nós uniu em tudo, por completas. Compartilhamos das melhores risadas, de vários segredos, de muito desespero e de muita, mas muita irmandade. Salto, Itu, Porto Feliz, Sorocaba, Indaiatuba e Tatuí, 6 cidades diferentes para um grupo de meninas totalmente descontrolado em questão de zuera e totalmente focado em questão de esforço! Poxa quantas viagens de cidade para cidade não foram feitas em finais de semanas, era sempre uma loucura, qualquer coisa gerava um briga, a mesma sempre acabava em risada e no final alguma comidinha para comemorar. Sou tão grata, pela vida de cada uma de vocês e pela oportunidade de poder compartilhar e dividir nossas famílias e muita amizade.
Letícia a mais caipira, minha irmã, engraçada, cara de pau e totalmente fora da realidade, como vou poder um dia sequer esquecer de tudo que vivemos juntas? Irmãs de sangue em outra vida, mas eu não puxo o "r" pra falar.

Também não conseguiria uma forma de expressar se não fosse lhe dizendo que você sempre foi a mais engraçada da trupe, é contagiante a forma com que você lida com a vida e tentava nos ensinar isso Mari, e a caixinha de 1 real pelos erros de português? Lucrou! Quieta, mas era só abrir a boca que a gente caia na risada, você tem um coração enorme e sabe exatamente que de qualquer forma, sempre seria protegida por nós Dani, até mesmo quando a gente brigava com você, né?
Tão parecida comigo na forma de pensar, tão dedo podre quanto eu (você vai entender), tão phyna que parece uma boneca enjoadinha Tamy, saudades contar moedinhas para ir para SPFW.
Descolada e super cool, regueira, do hip hop mas que também curte um pop, a que podia ganhar dinheiro sendo advogada, mas preferiu se lascar na moda, Karen, quantas caronas eu te devo?
Ai sobra a minha pessoa né, para completar o número 6, nosso número! Mas de mim, dessa vez vou deixar para que vocês amigas, ao lerem esse texto possam falar.

Nossa como foi difícil realizar cada trabalho prático que tivemos, mas nada vai superar o temido TCC (quem inventou isso, não merece meu respeito) brincadeiras a parte, será que um dia a gente consegue esquecer a sensação de dor de estomago que causa ao lembrar da correria? Ufa eu acho que sim, afinal depois de tanto esforço, tanto dinheiro, sufocos, um a nota 9 na banca naquela noite naquele auditório, foi o suficiente.. Espero não pegar em um microfone para uma apresentação dessas nos meus próximos 100 anos e também me lembra de anotar de nunca escolher o tema sustentável para trabalhar, apesar de encantador, ele nos deu um trabalho né?
Só ficamos com a saudade da marca Canavial, ahhhhh e uma página de facebook abandonada. Já pensou se essa marca pega no mercado? Sabemos que só poderíamos usar essas peças no inverno, apesar de ser uma coleção de verão, ta vendo como sempre somos engraçadas?


Sou muito grata a mim por ter escolhido este curso, ainda mais grata a Deus e aos meus País que sempre acreditaram em mim. É tão gostoso ter a sensação de dever cumprido e se sentir completa, algo esta finalizado em sua vida, realmente finalizado. Para quem se pergunta sobre o curso de moda e diz ser alguma coisa que as pessoas escolhem porque não sabem o que querem ou o que fazer, lhes deixo claro: Só estuda a moda quem realmente sabe o que quer! Dificuldades como todos os outros cursos enfrentamos, para chegar até o final foi preciso muita força de vontade e determinação, quem sabe do que estou falando vai entender.. Por mim, ficarei apenas com a saudade de todas as noites muito bem humoradas que eu tive dentro disso tudo, vocês fazem e farão falta todos os dias, muito grata por saber que ganhei além de um diploma, cinco irmãs, para quem era filha única..
Sai no lucro <3

Por fim chego a onde eu gostaria de chegar, em nossa tão esperada formatura!
Mas sobre ela eu só vou contar no próximo post que sai no meio dessa semana,

                                                                                                                                            aguardem..  

2 comentários

  1. Socooooorro, chorei! Te amo, sem palavras.. Texto lindo!!! Sempre nós 6.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Socooooorro, chorei! Te amo, sem palavras.. Texto lindo!!! Sempre nós 6.

    Sem mais.

    ResponderExcluir